
Desde que assumiu a prefeitura em 2009 a gestão de prefeita Carmen vem procurando inovar na forma de proporcionar melhor atendimento aos mais idosos do município, tanto os que moram na cidade como no interior de Porto dos Gaúchos.
Uma vez por mês quando os aposentados que residem na comunidade do Rio Engano e Gleba São João vem à cidade para receber seus benefícios, a secretaria de Ação Social proporciona a eles almoço CRAS – Centro de Referencia de Assistência Social e Recanto dos Idosos.
A agenda de transporte dos aposentados do interior para Porto dos Gaúchos é feito com um ano de antecedência, proporcionando a eles saber sempre em que dia virão à cidade receberem seus benefícios e se organizar em seus afazeres, já que a maioria vive na zona rural das comunidades. Antes havia reclamação por parte dos aposentados de que o ônibus que era destinado pela prefeitura para trazê-los do interior não tinha data certa para vir à cidade e quando vinha, o espaço no ônibus ainda era disputado por pessoas de várias idades que usavam do transporte para virem a cidade resolver suas questões pessoais e muitas das vezes os aposentados tinham que vim em pé dentro do ônibus.
Procurando sanar este problema, o na época vereador Audiere, juntamente com a senhora Vilma Bobbi, representante da secretaria de Ação Social na São João pediram a prefeita Carmen que disponibilizasse mais um ônibus, pedido este que foi de imediato atendido pela prefeita Carmem e pela secretária de Ação Social Kelly Duarte que disponibilizaram mais um ônibus todas viajem, somando assim 2 ônibus a disposição todos os meses visando dar mais conforto aos aposentados e pensionistas em suas vindas a cidade para receber seus benefícios.
Carmen conta com o apoio de Vilma Bobbi, do setor de Ação Social na São João que organiza a vinda e o transporte dos idosos e os acompanha em todo o trajeto, fazendo com que eles se sintam amparados.
Os idosos não reclamam do atendimento dispensado a eles por Vilma Bobbi, conforme pudemos constatar. Ela faz questão de servir um por um dos idosos que vem de ônibus do interior na hora do almoço e só depois ela senta para almoçar.
Todos fazem coro em dizer que estão satisfeitos com este sistema. “São essas pequenas ações por parte do poder público que fazem a diferença na nossa vida, pois vemos que a prefeita está nos tratando com valor e dignidade. Tenho certeza que todos estão satisfeitos e só temos a agradecer”, disse um dos aposentados.
Na hora do almoço todas as vezes que os ônibus trazem os aposentados a cidade é oferecido pela secretaria de Ação Social um farto almoço a todos no CRAS já que o retorno para o interior só acontece no período da tarde, após todos fazerem suas comprar, pagarem contas e realizarem seus afazeres pessoais na cidade.
A última vinda dos aposentados no ano de 2011 para receber os benefícios aconteceu na ultima sexta feira dia 09 de dezembro, e todos puderam mais uma vez saborear o almoço oferecido e ainda participar da revelação do amigo secreto organizado por Vilma Bobbi, que contou com a participação da prefeita e secretária de Ação Social. (veja mais fotos na galeria)