Bem vindo ao site Porto Notícias, Domingo, 20 de Maio de 2012
Notícias
Porto dos Gaúchos
Juara
Tabaporã
Novo Horizonte
Regionais
Estaduais
Brasil
Mundo
Política
Executivo
Legislativo
Qual dos dois deputados da região está correspondendo melhor com os anseios do vale do Arinos ?
José Riva
Luciane Bezerra

 Juara
     
2 de Fevereiro, 2012 - 20:20
Enfermeira barrada em concurso público de Juara consegue nomeação após decisão judicial

Ao prestar concurso para o cargo de assistente técnico do Sistema Prisional, M.F.J., moradora da cidade de Juara foi aprovada em 3° lugar e ficou a espera da sua nomeação. Convocada, a senhora foi impedida de tomar posse do cargo sob o fundamento de não ter apresentado a Certidão de Regularidade com o conselho da categoria de enfermagem.

Ocorre que a candidata, conforme a documentação, encontra-se devidamente inscrita no Conselho Regional de Enfermagem (COREN), mas com licença provisória, uma vez que a definitiva está em trâmite.

Diante da ilegalidade da Secretaria de Administração de Mato Grosso (SAD) em negar a posse a aprovada, M.F.J. buscou a Defensoria Pública para garantir a sua vaga.

Ao analisar o caso o Defensor Público Saulo Fanaia Castillon impetrou uma Mandado de Segurança em desfavor da SAD para assegurar o direito a posse da aprovada.

“A exigência de inscrição definitiva no COREN é ilegal, vez que a Lei 7.498/86 confere o direito ao exercício profissional independente da definitividade ou não da inscrição no conselho de classe”, afirma Dr. Saulo.

A lei frisa que, diferentemente de outras profissões, cujo exercício está subordinado a realização de exame, não se estabelece qualquer requisito para a obtenção da inscrição definitiva pelo profissional da enfermagem. A não ser o transcurso de trâmites meramente burocráticos; havendo, assim, equivalência entre as inscrições (provisória e definitiva) quanto à plena possibilidade do exercício profissional.

“Se a lei dá tratamento idêntico ao profissional da enfermagem que possui o registro provisório no conselho de enfermagem e àquele que possui o definitivo, possibilitando a ambos exercerem a profissão, é ilegal e desrazoável, além de violar a garantia fundamental do livre exercício da profissão, a Administração Pública exigir a apresentação de inscrição definitiva no COREN como condição para posse no cargo público”, garante o Defensor.

Dr. Saulo assegura, ainda, que no edital do concurso não foi exigida a inscrição definitiva no Conselho Regional de Enfermagem para ingresso no cargo, sendo que nele foi exigida apenas a inscrição no Conselho da Categoria Profissional, o que leva a entender inscrição provisória bastaria para tanto.

Em face da ilegalidade adotada pela administração, a Terceira Vara Especializada da Fazenda Pública de Mato Grosso concedeu a liminar, reconhecendo o direito público subjetivo da assistida à nomeação no cargo de Assistente Técnico do Sistema Prisional do Estado de Mato Grosso.

Fonte: Assessoria
 0 Comentários  |  Comente esta matéria!
 Mais Juara
19/05/2012
18/05/2012
15/05/2012
14/05/2012
12/05/2012
11/05/2012
10/05/2012
 menos  1   2   3   4   5   6   7   mais 
Opiniões
Porto dos Gaúchos
Juara
Tabaporâ
Novo Horizonte
Regionais
Estaduais
Brasil
Mundo
Política
Executivo
Legislativo
Copyright © 2012 - Porto Notícias