
O deputado estadual e presidente da Assembléia, deputado José Riva (PSD), criticou e chamou a atenção do presidente da Associação mato-grossense dos Municípios (AMM), prefeito Meraldo de Sá (PSD), após ele ter exposto as fragilidades do Governo estadual.
A chamada a Meraldo foi feita antes de se sentar com o governador Silval Barbosa (PMDB) e tentar resolver as questões. "Quanto maior a dificuldade é a hora que ele precisa de nós. O governador está sendo injustiçado, pois não foi ele que criou esta prerrogativa dos legisladores", explicou Riva em referência às emendas parlamentares.
Riva teria puxado a orelha de Meraldo devido ao fato de ter disparado uma série de críticas ao Governo. Meraldo reclamou, das emendas parlamentares não terem sido liberadas em 2011 e prévio que o mesmo, cenário negativo, pode ocorrer em 2012 devido ao calendário eleitoral. Mas defendeu o fim do instrumento utilizado pelos deputados para participar da elaboração do orçamento do Estado.
Nos bastidores da política da capital, os rumores dão conta de que Riva teria orientado Meraldo a fazer as denúncias contra o governo de Silval, visando as eleições de 2014, uma vez que o nome do cacique é cotado para concorrer o pleito para tentar assumir o Palácio Paiaguás.
Por sua vez Riva nega ter instruído o presidente da AMM, a fazer as declarações públicas sobre os repasses. “Eu não sei bater e assoprar. Quando eu bato eu bato", assegura Riva. "Meraldo tem é que sentar com o governador para discutir, eu vou orientar ele dessa forma e se ele me ouvir é isso que ele vai fazer", salientou.
Sefaz
Meraldo disparou ainda que contra a secretaria de Fazenda, sob Edmilson dos Santos. Ele acusou a pasta de sonegar informações referente ao V.A. (Valor Adicional), utilizado para calcular os recursos, provenientes do ICMS, que cada município tem direito de receber. Ele chegou a acionar a pasta na Justiça, nesta quinta (26), para obter informações detalhadas a respeito