Bem vindo ao site Porto Notícias, Segunda-Feira, 21 de Maio de 2012
Notícias
Porto dos Gaúchos
Juara
Tabaporã
Novo Horizonte
Regionais
Estaduais
Brasil
Mundo
Política
Executivo
Legislativo
Qual dos dois deputados da região está correspondendo melhor com os anseios do vale do Arinos ?
José Riva
Luciane Bezerra

 Política
     
28 de Janeiro, 2012 - 14:06
Curso de Medicina é realidade para região Sudoeste de MT pela UNEMAT

Mato Grosso tem aproximadamente 3.150 médicos formados e em atividade, sendo que destes, menos da metade exerce a profissão no interior do Estado. A grande maioria está concentrada na região metropolitana de Cuiabá, enquanto que muitos municípios carecem de profissionais de saúde, especialmente médicos. A carência de profissionais de saúde no interior leva à deficiência no atendimento e a criação de um curso como o de Medicina em uma universidade pública abre novas perspectivas para melhorar e ampliar o quadro de profissionais, como na região Sudoeste, que a partir de 2012 terá a graduação ofertada pela Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat).

O deputado Airton Português é autor da indicação 09/2011 enviada ao Poder Executivo no ano passado para criação do curso de Medicina na Unemat. Ele enfatiza o alcance social no novo projeto da universidade estadual. “Foi o esforço de uma equipe de profissionais da Unemat que fez esse projeto realidade. O curso terá um alcance social imenso na região Oeste, com a oferta de mais médicos e chances de melhorar a saúde pública”, afirmou o parlamentar, que considera a falta de profissionais médicos, especialistas em algumas áreas, um dos agravantes na região diante da demanda por uma saúde pública com mais qualidade.

“Com a implantação de medicina na Unemat, acreditamos que os futuros profissionais poderão suprir pelo menos a demanda desses municípios, levando significativas melhorias à população”, comentou o deputado.

Para o reitor da Unemat, Adriano Silva, a sociedade de Mato Grosso será a grande beneficiada com a expansão dos serviços oferecidos pela instituição e garantiu que a oferta da nova graduação não implicará em prejuízo aos demais cursos da universidade, mas sim no reconhecimento que a Unemat alcança no Estado. Ele lembrou o comprometimento do Governo do Estado em assegurar as condiçõe para que a instituição de ensino se fortaleça, com um planejamento orçamentário que possa fazer frente às novas demandas que estão surgindo na universidade. Ele informou que a criação dos novos cursos está sendo feita de forma planejada para garantir a qualidade na oferta e fortalecer os outros 44 cursos regulares de graduação.

A Unemat está preparando sua estrutura para o vestibular do segundo semestre deste ano, que contemplará os novos cursos aprovados em 2011, incluindo Medicina. A escolha das novas graduações na instituição foi feita pelos próprios campi por meio de pesquisa de demanda e atendem as áreas estratégicas para o desenvolvimento nacional e regional.

Fonte: Raquel Teixeira/Assessoria
 0 Comentários  |  Comente esta matéria!
 Mais Política
21/05/2012
19/05/2012
18/05/2012
17/05/2012
16/05/2012
15/05/2012
13/05/2012
 menos  1   2   3   4   5   6   7   mais 
Opiniões
Porto dos Gaúchos
Juara
Tabaporâ
Novo Horizonte
Regionais
Estaduais
Brasil
Mundo
Política
Executivo
Legislativo
Copyright © 2012 - Porto Notícias