Bem vindo ao site Porto Notícias, Quinta-Feira, 22 de Junho de 2017
Notícias
Porto dos Gaúchos
Juara
Tabaporã
Novo Horizonte
Regionais
Estaduais
Brasil
Mundo
Política
Executivo
Legislativo


Se você já precisou da Polícia Militar de Porto dos Gaúchos, como você avalia o atendimento que teve?
Bom
Ruim
Ótimo
Péssimo

 Porto dos Gaúchos
     
18 de Junho, 2017 - 15:16
Agencia Nacional de Petróleo investiga existência de petróleo em Porto dos Gaúchos e região

  Foto reprodução


Uma equipe da empresa Global Serviços Geofísicos Ltda, contratada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), realiza pesquisa sísmica na região do Vale do Arinos, mais precisamente no município de Porto dos Gaúchos e Juara.


Além de um comboio com Mega Caminhões que está chegando a região, a empresa conta com uma equipe de apoio com outros caminhões equipados com vários equipamentos e diversas caminhonetas. A informação é de que os hotéis de Porto dos Gaúchos estão totalmente reservados para os funcionários da Global por estes dias.


O crescente interesse pela região da Bacia dos Parecis, notadamente aquele voltado para o uso dos seus recursos naturais tem voltado os olhos da ANP- Agencia Nacional de Petróleo para a região.


Os caminhões emitem ondas sísmicas em pontos pré-determinados, e essas ondas atravessam as rochas no subsolo, são refletidas e retornam para a superfície. A partir do tempo de viagem das ondas sísmicas e posterior tratamento dos dados, são geradas imagens das camadas de rocha que ocorrem embaixo da terra.


A Global foi habilitada em duas licitações em 2015 para a aquisição e processamento de dados sísmicos nas bacias do Parecis e do Paraná, e ao todo são 242 mil pontos de a serem investigados, num custo de R$ 145,37 milhões.


Em Mato Grosso a atividade de pesquisa é para 50 municípios e mais 04 em Rondônia onde ainda abrange a Bacia do Parecis.


Estudos.


O trabalho consiste em uma síntese, baseada em dados da época, da geologia da Bacia dos Parecis nas áreas dos projetos Alto Guaporé, Serra Azul, Serra do Roncador, Centro-Oeste de Mato Grosso e Sudeste de Rondônia, executados na década de 70, em convênio com o Departamento Nacional da Produção Mineral – DNPM. 


Nele são descritas as colunas estratigráficas das diversas formações que afloram na bacia, sendo complementado por um trabalho mais recente, do final da década de 80, dedicado exclusivamente à bacia.


A Bacia dos Parecis está localizada na Região Centro-Oeste do Brasil, no setor sudoeste do Cráton Amazônico, entre os cinturões de cisalhamento Rondônia e Guaporé. 


As rochas sedimentares da bacia, depositadas em ambientes continental e marinho são ricas em matéria orgânica, fato que levou a Petróleo Brasileiro S.A. – PETROBRAS, a investigar a presença de hidrocarbonetos na bacia.


Esta formação aflora na região centro-oeste da Bacia dos Parecis, nas suas bordas nordeste, sudoeste e sul, conforme mapeado em Vilhena, Porto dos Gaúchos e nos vales dos rios Arinos e Teles Pires.


A pesquisa sísmica quer investigar as camadas da Bacia dos Parecis, caracterizados por espessa seção de sedimentos. Uma bacia sedimentar é uma depressão na superfície da Terra onde são acumulados e preservados sedimentos por um intervalo de tempo considerável.



 


Fonte: Porto Noticias
 0 Comentários  |  Comente esta matéria!
 Mais Porto dos Gaúchos
28/04/2017
27/04/2017
26/04/2017
24/04/2017
22/04/2017
19/04/2017
 menos   4   5   6   7   8   9   10   mais 
Opiniões
Porto dos Gaúchos
Juara
Tabaporâ
Novo Horizonte
Regionais
Estaduais
Brasil
Mundo
Política
Executivo
Legislativo
Copyright © 2017 - Porto Notícias