Bem vindo ao site Porto Notícias, Terça-Feira, 22 de Maio de 2012
Notícias
Porto dos Gaúchos
Juara
Tabaporã
Novo Horizonte
Regionais
Estaduais
Brasil
Mundo
Política
Executivo
Legislativo
Qual dos dois deputados da região está correspondendo melhor com os anseios do vale do Arinos ?
José Riva
Luciane Bezerra

 Porto dos Gaúchos
     
10 de Fevereiro, 2012 - 17:02
Instalação de Armazém e impulso da Agricultura dão novos ânimos à economia do município de Porto dos Gaúchos

  Porto Notícias

Porto dos Gaúchos nunca foi tão valorizado pelos investidores que buscam a todo custo conquistar áreas de terras no município para expandirem as suas lavouras. Prova disso são as grandes lavouras que surgem em várias extensões do município com o cultivo principalmente de soja e arroz em várias áreas que antes eram ocupadas por pastagem.

Nossa reportagem esteve acompanhando o secretário municipal de agricultura de Porto dos Gaúchos Antônio Marques dos Santos (Toninho da Sapataria), em visita a 2 lavouras em ascensão e pode constatar o avanço da área produtiva de grãos do município.

Na fazenda 3-L da família Livi, 250 hectares de arroz foram plantados na safra 2011/2012 e os proprietários estimam a produção em 60 sacas de arroz por hectare. Toda a produção de arroz que está sendo colhida é lavada para um armazém no distrito de São João, onde é feito a secagem e fica armazenado para posterior venda ao mercado consumidor.

Diferentemente da maioria dos produtores que estão investindo na lavoura em Porto dos Gaúchos, a família Livi chegou ao município em 1985 como pequenos produtores. Em 2004 iniciaram a plantação de lavoura de arroz em maior escala, mas devido aos preços custo produção muito elevados e preços de venda em baixa na época, acabaram por desistir da plantação e ficaram alguns anos sem cultivar e se dedicaram a criação de gado, voltando ao cultivo de lavoura recentemente em 2009 e desde então fazem rodizio lavoura e pastagem, sendo atualmente 40% em lavoura e 60% em pastagem para bovinos.

Quando chegamos à região essa área que estamos plantando hoje era toda em mata fechada e com a exploração de pastagem a área foi se degradando e passamos a investir em lavoura até para recuperar as pastagens e hoje é muito bom vermos todo esse progresso chegando ao município”, disse Toninho Livi que juntamente com seu irmão André e seu pai Reinaldo Livi cuidam da lavoura com o auxilio de mais um funcionário.

Em outra grande lavoura visitada na fazenda Sonho Meu, o proprietário é Narciso Enderle, que reside em Sinop, mas vem investindo no município de Porto dos Gaúchos e encontra-se hoje com uma área de 540 hectares de soja e 130 hectares de arroz plantados nesta safra. Narciso reclama principalmente da falta de estrutura com relação a peças e manutenção de maquinários que ainda é precária no município e da falta de ligação asfáltica com a BR-163, mas mantém a boa expectativa com relação aos investimentos no município.

Valdinei Correia, gerente da fazenda Sonho Meu disse que é a primeira safra de soja que plantam na fazenda adquirida a cerca de 3 anos e que as expectativas são muito boas. “Estamos nos adaptando a qualidade do solo cultivado e conhecendo o clima e após isso teremos noção dos custos da produção e renda”, disse ele.

A chegada do Arinos Armazéns Gerais-LTDA, que está instalado próximo ao distrito de Novo Paraná (km25), em Porto dos Gaúchos e foi inaugurado no final de 2011 tem colaborado para o impulso da agricultura na região. O armazém que passou a receber as primeiras cargas de soja esta semana possui um secador de 80 toneladas de grãos, dois silos pulmões com capacidade para três mil e quinhentas sacas cada, uma capacidade para limpar 120 toneladas hora e para armazenar possui 3 silos com capacidade de 44 mil sacas cada um, totalizando uma estrutura para armazenar 132 mil sacas de produtos.

O gerente da Unidade Evandro Roberto Durks acredita que a capacidade do armazém supre a principio as necessidades dos produtores da região que estão cultivando soja e disse que de acordo com o que for aumentando a produção de grãos estarão também ampliando a capacidade do armazém.

A produção e armazenamento são rotatórios e de acordo com a necessidade do produtor ele comercializa a safra, o que coloca a capacidade do armazém novamente disponível a receber novas cargas. Acreditamos que a instalação da unidade traz benefícios não só para o produtor rural como também para todo o município e toda a população, pois estimula o crescimento do comercio de insumos, peças e maquinários e estimula o crescimento em todos os demais setores”, enfatiza Durks.

 O gerente aproveita para convidar os produtores que ainda não conhecem a unidade do Arinos Armazém para que faça uma visita e se coloca a disposição para prestar serviço de qualidade e transparência em parceria com os produtores da região para fomentar o crescimento e o sucesso de todos.

Para o secretário de Agricultura de Porto dos Gaúchos, Antônio Marques, o município está tendo seu potencial para a agricultura reconhecido pelos grandes produtores que estão buscando adquirir áreas no município para o cultivo de grãos e é visível a vinda de vários de outras regiões interessados em investir no município. “Temos como exemplo essa unidade do Arinos Armazém instalado no município com grande capacidade de recebimento de produção e isso só vem a colaborar com o desenvolvimento e como representante do executivo municipal no segmento agricultura me sinto na obrigação de levar ao conhecimento de todos nós comerciantes e prestadores de serviços, que temos que nos preparar para esta realidade e fazer uma boa acolhida para estes investidores, oferendo boa qualidade nos serviços, investindo na capacitação e estrutura dos nossos comércios e o poder público fazendo a sua parte, temos tudo para ser um município potencia em produção agrícola”, destaca o secretário.



Familia Livi da fazenda 3-L



Gerente Valdinei Correia e propietário Narciso da fazenda Sonho Meu



Lavoura de soja na fazenda Sonho Meu



Lavoura de arroz na fazenda 3-L



Arinos Armazens Gerais em Novo Paraná

Fonte: Porto Notícias
 3 Comentários  |  Comente esta matéria!
 Comentários
  Nome: Professor Gilberto
  E-mail: betoprocopio65@hotmail.com
  Publicado às: 10/02/2012 - 22:56:10
  Cidade: Porto dos Gaúchos

Porto dos Gaúchos tem tudo para ser um grande potência agrícola, basta as pessoas acreditarem no potencial do município, assim como tem feito estes valentes agricultores, o crescimento do município depende apenas da nossa capacidade de trabalho, estudo, fé e perseverança.
  Nome: Luciano
  E-mail: l.godinhotga@hotmail.com
  Publicado às: 11/02/2012 - 12:57:47
  Cidade: Tangara da Serra

Vamo que vamo Porto dos Gaúchos, Agora é a Hora de reagir não esperem por mais tempo "O cavalo só passa arriado uma vez na nossa porta se vc não mutar em cima do bicho pode perder a oportunidade
  Nome: Carlos Garcia de Almeida
  E-mail: garciaebranquinho@pop.com.br
  Publicado às: 11/02/2012 - 22:15:55
  Cidade: Várzea Grande - Mt

Porto dos Gaúchos sempre teve a vocação agrícola como mola propulsora da economia do município. A pecuária sempre vem como coadjuvante. Com o fim previsto da extração da madeira, o extrativismo do Látex, não era difícil prever que a agricultura seria a grande força da economia de Porto dos Gaúchos. Agora sob o comando do Toninho, que sempre se demonstrou um entusiasta em promover o progresso do município, mesmo atuando no ramo do comércio e serviços, nunca afastou sua visão do foco principal que movimentaria o município, a agricultura. Mais uma vez, parabéns ao Secretário e que o povo saiba reconhecer essa nova fase pela qual passa a cidade.
 Mais Porto dos Gaúchos
21/05/2012
20/05/2012
19/05/2012
18/05/2012
17/05/2012
16/05/2012
 menos  1   2   3   4   5   6   7   mais 
Opiniões
Porto dos Gaúchos
Juara
Tabaporâ
Novo Horizonte
Regionais
Estaduais
Brasil
Mundo
Política
Executivo
Legislativo
Copyright © 2012 - Porto Notícias