Presidente da câmara de Porto dos Gaúchos avalia 2017, fala das expectativas para 2018 e anuncia devolução de recursos

Em entrevista ao Porto Notícias, o vereador presidente do legislativo municipal de Porto dos Gaúchos, Nolar Soares de Almeida (PR) fez avaliação parlamentar de 2017, falou das expectativas para o ano de 2018 e anunciou que novamente este final de ano a câmara de vereadores devolverá sobra de recursos de economia feita pela casa para os cofres da prefeitura.

Entre outros assuntos, Nolar comentou também sobre o ano de eleições que se aproxima, e a importância de avaliação dos políticos que detém cargos eletivos hoje, mas que não demostram comprometimento com Porto dos Gaúchos, e destacou a importância de escolher bem o perfil dos próximos eleitos.

Nolar também enalteceu a influência da participação popular nas tomadas de decisão da casa, e a importância do sistema de acompanhamento das matérias em tramites na câmara via o sistema que é oferecido pelo poder legislativo, de fácil acesso a todo cidadão que conta ainda com a ouvidoria a disposição da população.

Veja resumo da entrevista do presidente da câmara ao Porto Noticias a seguir, e o áudio completo logo abaixo.

Resumo de 2017: Foi um ano na minha visão bastante produtivo dentro do legislativo municipal, onde todos os vereadores tiveram disposição e responsabilidade na discussão das matérias, e a gente percebe que a dedicação individual de cada vereador em suas ações colaborou muito para que mantivéssemos a média de crescimento. As ações que trabalhamos dentro do legislativo tem que ser bem estudadas e nós procuramos fazer um trabalho coletivo para que o município possa desenvolver e nós dentro do legislativo municipal temos colaborado para que isso aconteça.

Importância da participação popular: com certeza ela é importante, e a gente busca fazer um trabalho de publicidade das ações da câmara e a população tem que participar, ver a desenvoltura de cada vereador, as matérias apresentadas, se elas são mesmo de necessidade para o município, e essa avaliação o eleitor tem feito, indo presenciar as sessões ou acompanhando online. Temos os programas de divulgação dentro do site da câmara, a ouvidoria, e dessa forma visamos dar a credibilidade necessária, e cada vereador tem que fazer a parte dele, uma vez que a individualidade de cada vereador é de sua responsabilidade, mas quando ela se torna coletiva já é responsabilidade da câmara municipal, mas ainda temos muito que aprimorar.

Bandeiras levantadas em coletividade: uma das bandeiras que levantei em coletividade com os demais colegas foi a questão da conclusão da pavimentação da MT-220, na última sessão no ano já fiz uma convocação junto ao prefeito municipal para que em 2018 após retornarmos aos trabalhos, convocarmos os deputados que são representantes de nossa região para discutirmos essa situação, pois precisamos dar continuidade a essa pavimentação asfáltica do trevo de Tabaporã até o trevo de Novo paraná, que beneficia não só Porto dos Gaúchos mas toda a região. Com relação a assembleia Itinerante tínhamos uma programação para esse ano, mas não aconteceu, mas já temos uma agenda para quando retornar os trabalhos na assembleia legislativa no início do ano que vem de fazermos essa assembleia em Porto dos Gaúchos. E importante que a assembleia legislativa do estado venha com seus deputados mostrar os trabalhos e conhecer a realidade local.

Relação executivo e legislativo: Existe uma harmonia entre os poderes, cada um com sua responsabilidade. Temos nosso compromisso firmado de câmara municipal de vereadores e o executivo municipal faz a sua parte, e nós vamos sempre estar cobrando ações em benefício da população. Seja qual o for o vereador ele tem suas ações e nos não vamos nunca aceitar que não aja respeito pela casa que tem um papel extremamente importante, e nós temos nossa responsabilidade e vamos de forma organizada cumprir isso até o final do mandado, e o executivo que faça a parte dele.

Devolução de recursos: Temos previsão de devolver para a prefeitura neste final de ano em média duzentos ou duzentos e poucos mil reais ao executivo. Isso é fruto de economia feita com participação de todos os vereadores durante o ano e combinamos entre todos os vereadores que este dinheiro seja investido em urbanização e modernização principalmente da avenida principal da cidade, e vou sentar com o prefeito pra passar isso pra ele, e acredito que o prefeito acatará essa situação por que é uma decisão coletiva da câmara de vereadores.

Expectativa para 2018: Minhas expectativas sempre são boas e se este ano fizemos um trabalho de qualidade, temos que melhorar ainda mais ano que vem. Com relação ao ano político, penso que temos que aguardar as definições de nomes e cobrar comprometimento dessas pessoas que colocarem seus nomes a disposição em uma candidatura representando Porto dos Gaúchos e a região, para que possamos acreditar. Não podemos dar credibilidade a quem vem aqui, cai de para quedas e só volta depois de quatro anos de novo, então esse é o cuidado que devemos ter pra escolher as pessoas certas pra exercer cargos, pois na minha opinião esse comprometimento até agora está deixando a desejar.

Considerações finais: Em nome da câmara municipal, de todos os vereadores e em meu nome como presidente da câmara de vereadores, agradeço a toda população que nos deram a credibilidade para exercermos essa função na câmara, e podem ter certeza que durante o decorrer de 2017 nós trabalhamos com dedicação e responsabilidade, e esperamos que 2018 todos tenham saúde, alegria e muita paz, e que continuem acreditando em Porto dos Gaúchos, colaborando para que o desenvolvimento aconteça, não só a classe política mas a sociedade em geral, independente de quem esteja no poder. É dessa forma que a gente cria a expectativa para 2018.

Fonte :

Porto Noticias

Deixe seu comentário: